31/10/2025 17:50
O Departamento de Arbitragem do Futebol do Rio de Janeiro (DEAF-RJ) realizou na tarde desta sexta-feira (31/10) um debate, juntamente com os clubes que disputarão a Série A do Campeonato Carioca de 2026, a respeito dos critérios e diretrizes da utilização do Árbitro de Vídeo (VAR) na competição.
Logo após o presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, Rubens Lopes, abrir a reunião, o coordenador técnico do DEAF, Jorge Rabello, expôs a qualidade da instrução que será repassada aos árbitros credenciados à VAR:
- No Rio de Janeiro, nós temos excelentes números em relação ao Carioca de 2025 e manteremos a instrução. O VAR ajuda, não convence - disse Jorge Rabello.
A linha de 12 cm, sucesso este ano, será mantida. O VAR não terá o direito de opinar sobre lances, mas apenas sugerir a revisão. A FERJ intensificou os treinamentos de VAR com sua sala de simulação, estabelecida na sede da entidade.
- Aqui, é igual a sala de simulação de voo para piloto. É treino, treino, treino - afirmou o presidente Rubens Lopes.
Jorge Rabello colocou em discussão também a utilização do recurso do Desafio. Os clubes optaram pela não utilização no momento, requerendo um debate mais amplo e técnico para implementação.
Alguns pontos do VAR no Carioca:
- O cronômetro do árbitro deverá ser parado em toda e qualquer intervenção do VAR, como por exemplo: em uma Checagem com Impacto ou em uma Revisão (ARA ou Factual). O gestual do árbitro central será o seguinte: levantar o braço e evidenciar que o cronômetro se encontra parado.
- Nos acréscimos, ao final de cada tempo de jogo, não haverá intervenção da cabine do VAR para qualquer manifestação de acréscimos.
- Quando o árbitro estiver na ARA (Área de Revisão), o VAR somente responderá ou liberará novas imagens quando for solicitado pelo árbitro central.
- Está proibido quaisquer diálogos ou debates que envolvam conceitos subjetivos da regra do jogo sobre eventos no campo de jogo.
- Durante o processo de Revisão (ARA ou Factual), está terminantemente proibida a liberação da imagem no telão do estádio antes da decisão final tomada pelo árbitro central.
- Linha de impedimento com 12 centímetros.
Agência FERJ