Nova Iguaçu realiza teste nos jogadores para prevenir lesões

14/11/2018 11:41

Em meio à intensa preparação para o Campeonato Carioca, cuja fase preliminar já começa no mês de dezembro, o Nova Iguaçu segue atento aos mínimos detalhes e conta com valiosos auxílios. O INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia) abriu suas portas para que os atletas da equipe profissional pudessem realizar a avaliação isocinética, que ajuda na prevenção de lesões.

Todos os jogadores do clube Iguaçuano realizaram o teste nas dependências do INTO, no Centro do Rio. As caretas dos atletas na hora de fazer a avaliação de força na perna mostram a importância que esse tipo de procedimento tem: segundo o preparador físico da equipe, Alex Rites, com os resultados é possível medir a propensão à lesão:

"Essa avaliação é um parâmetro para analisar a força e o equilíbrio de força entre os grupamentos musculares. Ela nos dá uma referência muito boa para prevenir lesões nos atletas, pois podemos identificar precocemente um atleta que tenha desequilíbrio muscular entre a musculatura do quadríceps e posterior, por exemplo, e intervir com ações diretas para minimizar as chances de levar esse atleta a ter uma maior dificuldade de ações motores e, consequentemente, a uma lesão", explicou o preparador físico.

São dois tipos de testes aos quais os atletas foram submetidos: força máxima e força explosiva. A máquina, que tem o nome de dinamômetro isocinético, consegue gerar uma carga variável durante a avaliação que dá segurança ao atleta e, com isso, é possível medir o quanto o atleta gera de força para cada momento da articulação, para cada grau de flexão e extensão de joelho:

"Para poder fazer a força máxima na prática esportiva, uma pessoa gasta em torno de um segundo, um segundo e meio. Porém, durante o jogo, numa mudança de direção por exemplo, esse tempo para o atleta gira em torno de um milissegundo (um segundo dividido por mil). Assim, conseguimos ter essa informação para que o Alex possa analisar o quanto é necessário de trabalho para cada um", explicou Victor Cossich, chefe do Laboratório de Pesquisa Neuromuscular do INTO, que ressaltou a importância do trabalho:

"O INTO é uma instituição de assistência, e como temos a pesquisa conseguimos acessar direto tanto o paciente ortopédico do INTO quanto os atletas. Assim, conseguimos dar de volta essa informação rápida que pode ser usada no treinamento, mas também receber informações e desenvolver conhecimento que daqui a pouco vai ajudar próximas gerações de atletas e também contribuir com o que fazemos aqui no INTO", salientou.

O Nova Iguaçu segue realizando sua pré-temporada no próprio clube à espera da estreia no Campeonato Carioca, marcada para o dia 22 de dezembro, contra o Goytacaz, no estádio Laranjão.

Agência FERJ

imgCapa
© FERJ 2013 OUVIDORIA| FALE CONOSCO| ÁREAS RESTRITAS| ANUNCIE| VOLTAR AO TOPO SITE OFICIAL DA FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Todos os direitos reservados